Teoria Musical

Tom, Semitom e Escala Maior3 min read

19 de abril de 2018

author:

Tom, Semitom e Escala Maior3 min read

Fala Pianista!

Nesse artigo você irá aprender: o que são Escalas Maiores através do sistema de Tom e Semitom de uma vez por todas de uma maneira bem fácil.

A palavra “Escala” vem de “Escada”, ou seja, é um conjunto de notas que segue um movimento ascendente ou descendente. Existem muitas variações para este conjunto de notas, neste post estaremos dando ênfase a escala maior.

Tom, Semitom e Escala Maior

O Sistema de Tom e Semitom é de muita importância na hora de compreendermos o que é uma escala e como ela funciona.

Uma vez que entendemos este sistema, temos a liberdade de reproduzir a escala em tons (notas) diferentes, sem precisar decorar todos os diferentes desenhos de uma mesma escala.

O grande segredo está em compreender que o que caracteriza uma escala não são a quantidade de notas brancas ou pretas, mas sim o sistema de INTERVALOS que existe por trás da escala.

É o que vamos ver aqui neste artigo.

Semitom

Um intervalo musical é a distância sonora que existe entre duas notas, o que chamamos de “intervalo de Semitom (ou meio-tom)” é o menor intervalo que temos no piano (instrumento tonal) entre uma tecla e outra. Portanto este intervalo é sempre uma nota DEPOIS ou ANTES da nota de partida.

Por Exemplo: da nota Dó (C) até Dó sustenido (C#); ou Dó para Sí (nota anterior), temos o intervalo de meio-tom(semitom), pois não há nada entre elas.

*Obs: São também semitons os seguintes intervalos: E – F ; G – G# ; D – D# ; A# – B ; etc…

Tom

Já que compreendemos o que é um intervalo musical de semitom, você já pode imaginar o que seria um intervalo de um tom certo?

Exato… é quando temos uma nota entre o intervalo, ou seja, duas notas antes ou depois da nota de origem.

Por exemplo: da nota Dó (C) até a nota Ré (D) temos uma nota entre elas (C#), isso significa que temos um intervalo de um tom. Isso se repete ao longo do piano sempre que tivermos esta distância, não importando as notas, será sempre de um tom.

*Obs: Outros intervalos de um tom: D – E ; E – F# ; G# – A# ; B – C#

A Escala Maior:

Já dito antes que o que caracteriza uma escala maior são os intervalos entre as notas, vamos conferir abaixo estes intervalos:

DÓ (tom) RÉ (tom) MI (semi-tom) FÁ (tom) SOL (tom) LÁ (tom) SI

Independente de qual nota começaremos a escala(maior), as notas poderão ser diferentes, mas NUNCA os intervalos, eles permaneceram os mesmos.
Por tanto uma vez que temos em mente o famoso sistema intervalar de Tom – Tom – S.T – Tom – Tom -Tom, podemos tocar a escala maior partindo de qualquer outra nota, ou o que também chamamos de tonalidade.

Por Exemplo, se tocarmos estes mesmos intervalos partindo da nota F, teremos as seguintes notas:

Fá (tom) Sol (tom) Lá (semi-tom) Si bemol (tom) Dó (tom) Ré (tom) Mi

Temos aqui uma escala maior de Fá. Podemos analisar que os intervalos entre as duas escalas são os mesmos, mas já na escala maior de Fá, temos a presença de uma nota preta, o Sí bemol.

Fica então um interessante exercício, praticar estes intervalos em todas as tonalidades do piano para irmos nos familiarizando com os diferentes desenhos da escala maior.

Assista ao vídeo onde também falo sobre Tom e Semitom:

Gostou do vídeo? Deixe um comentário falando o que achou!

Se você tem vontade de aprender piano, eu preparei um livro digital gratuito sobre como aprender piano, mesmo se você não tem experiência nenhuma.

6 Comments
  1. Alexandre Matheus

    Sou super hiper mega inciante, tenho 56 anos e estou aprendendo desdo B a BA, e achei bem interessante sua aula... Gostaria de receber seulivro que vc tanto comenta nas suas aulas... Muito obrigado pela atencao Alexande

  2. Carlos Alberto da Silva

    Olá. Muito bom esse material; sou iniciante do 0 no teclado: no violão já sei um pouco.Obrigado pelo material, tenho pouco tempo más vou dá uma estudada.

  3. ANA LUCIA SBROGGIO DE OLIVEIRA

    Seu método é excelente, direto e dinâmico. faço parte desde 2018 do Método de ensino meu Piano. Tinha feito Inscrição no curso teclado para iniciantes para conhecê-lo e notei muita semelhança...mas também os vídeos não abriam, então cancelei a compra mas com essas atualizações no meu e-mail meu aprendizado será mais eficiente, obrigada, bom domeingo

  4. ANA LUCIA SBROGGIO DE OLIVEIRA

    Seu método é excelente, direto e dinâmico. faço parte desde 2018 do Método de ensino meu Piano. com essas atualizações no e-mail meu aprendizado será mais eficiente, obrigada, bom domingo

  5. Maria da gloria

    Amei esta de tom tom e escalas. Vc ensina muito bem. Nasceu em mim um fio de esperança...pena que nao tenho como comprar um curso completo. Sou aposentada com salário minimo.

  6. Gilson

    Eu nunca toquei teclado, é que na minha Igreja tem um, e eu gostaria muito de aprender a tocar.. Obrigado.. Gilson Araujo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *